segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Tutorial de modelagem com curvas no Blender: Citroën C5

A modelagem de veículos ou objetos que apresentam topologia complexa sempre é um desafio para artistas 3d, pois antes de se preocupar com a criação de shaders e iluminação é necessário reproduzir com um mínimo de realismo a estrutura do objeto utilizado. A minha técnica de modelagem preferida é a baseada em polígonos, devido ao controle sobre os detalhes que podemos ter sobre praticamente qualquer projeto de modelagem. Mas, apesar do seu poder e versatilidade a modelagem poligonal não é indicada de maneira universal. Nos casos em que as superfícies apresentam curvas complexas é indicado utilizar técnicas baseadas em curvas ou superfícies como é o caso do NURBS ou Splines.

Com o uso dessas técnicas podemos reproduzir de maneria rápida, algumas superfícies que seriam demasiadamente trabalhosas de criar usando apenas polígonos. O uso desse tipo de técnica não é muito comum entre usuários iniciantes, portanto se você nunca usou modelagem baseada em curvas, deve achar interessante um pequeno guia de modelagem no Blender, em que o objetivo é criar a carroceria de um Citroën C5. O modelo do carro pode ser conferido na imagem abaixo:

Citroen C5 Airscape

O tutorial não aborda a criação de todo o carro, mas apenas a parte da carroceria. O resultado final do processo de criação é esse:

citroen-c5-tutorial-modelagem-curvas.jpg

O processo de modelagem com curvas é um pouco mais trabalhoso que o baseado em polígonos, pois é necessário criar as linhas já considerando o formato final do objeto 3D. O paradigma nesse caso é bem diferente do que estamos acostumados a usar, em que criamos uma forma abstrata que é deformada aos poucos, até chegar na topologia final.

O segredo para conseguir criar esse tipo de modelo 3d é seguir a sequencia de curvas para delimitar as superfícies. Com a maioria das áreas presentes na carroceria representadas, podemos facilmente adicionar superfícies entre as linhas. Repare na imagem final do tutorial, a quantidade de aberturas e a sua natureza curvilínea, transformaria o objeto poligonal em um verdadeiro caos em termos de edge loops.

No link é possível encontrar referências e imagens para começar a modelagem do objeto, caso você queira tentar reproduzir o mesmo objeto. Recomendo para todos que nunca tiveram contato na modelagem baseada em curvas.

TEXTO DE ALLAN BRITO