sexta-feira, 2 de março de 2012

Idéias para o Google Summer of Code 2012 com Blender


O Google Summer of Code 2012 está para começar e assim como acontece todos os anos, o Blender deve ter vários projetos submetidos e aprovados para fazer parte dessa iniciativa para melhorar softwares de código aberto. Mas, o que é esse Google Summer of Code? Esse é um projeto que vida melhorar e incrementar softwares de código aberto como o Blender, Inkscape, GIMP e vários outros por meio do trabalho de estudantes universitários que estão com tempo ocioso nas férias de verão do hemisfério norte.

Preciso dizer qual é a empresa que patrocina o evento? Continuando com a descrição, o Google organiza e financia esse evento que funciona da seguinte forma:

Um estudante precisa formular uma proposta, e conseguir uma pessoa que seja a sua mentora no projeto.
Se o projeto for aceito, o estudante precisa seguir alguns prazos, para receber pagamentos em dinheiro na conclusão do projeto.
O fato do projeto ser iniciado não significa que o mesmo será concluído, pois não existe um contrato formal.
O primeiro passo para todas as comunidades de usuários e softwares que desejam participar do projeto é exatamente reunir idéias, sendo exatamente isso que os artistas e usuários do Blender estão fazendo nesse momento.



A lista de idéias para o Google Summer of Code 2012 pode ser conferida nesse endereço, e você pode votar nas ferramentas ou melhorias que achar mais úteis para os usuários do software. Um dos temas mais discutidos é a implementação do B-Mesh que será oficialmente lançado junto com o Blender 2.63, em Abril.

Entre as categorias de ferramentas disponíveis estão:

BMesh Modeling
Sculpt Modeling
NURBS Modeling
Retopologizing
UV Unwrapping
Paint Texturing
Rigging
Skinning
Animating
Visual Effects
Lighting
Shading
Rendering
Compositing
Motion Tracking
Fluid Simulation
Hard Physics Simulation
Cloth Simulation
Particle Simulation
Scripting
Video Sequencer
Import/Export
Asset Management
Game Engine
Interface
Se você tivesse a possibilidade de sugerir alguma coisa, em qual área seria a sua sugestão? A minha preferência está na parte de modelagem 3d com a adição de opções nativas para fazer Corte, Bridge e Inset em polígonos. Depois disso o render com Cycles para adicionar mais efeitos óticos e suporte a outros algoritmos de renderização.


Extraído de AllanBrito.com