sexta-feira, 23 de março de 2012

Atualizações nos cursos do EAD – Allan Brito


O começo da semana teve algumas atualizações para os cursos oferecidos no EAD – Allan Brito. O primeiro a recebe novos vídeos foi o curso sobre Rigging de personagens com Blender que teve o complemento da aula 04 sobre a criação de Rigs para mãos e pés. A parte relacionada com a criação dos Rigs para pés com a técnica do chamado pé-reverso já estava disponível no ambiente. Mas, estava faltando o início da configuração dos Rigs para mãos. Portanto, o vídeo de encerramento da aula 04 mostra como criar um Rig próprio para mãos.

Mas, o que seria de um Rig complexo como uma mão sem o uso de controladores? Nesse ponto entra a aula 05 do curso que mostra exatamente como trabalhar com esses controladores na configuração de personagens. O foco da aula é no uso de Drivers, Constraints, Custom Shapes e Shape Keys para controlar Rigs e gerar animação. E o primeiro tema abordado nos três vídeos que abrem a aula é exatamente como podemos controlar melhor o Rig da mão usando Drivers e Constraints. Se você já está inscrito no curso, pode acessar as aulas agora mesmo.



O segundo curso a receber atualizações foi o de materiais e texturas com Blender, que ganhou os vídeos da segunda aula. Essa aula complementa os assuntos abordados na abertura do curso, mostrando a estrutura principal de controle e ajustes dos materiais. O foco agora da segunda aula é explicar como funcionam as configurações relacionadas com:

Reflexões
Transparência
Efeito Glossy (Borrado)
Sub Surface Scattering
Materiais do tipo Halo
A segunda aula fundamenta o caminho para que os participantes possam trabalhar com materiais mais complexos, pois já na terceira aula teremos a apresentação das texturas e do mapeamento de imagens em modelos 3d no Blender.

As próximas atualizações no EAD – Allan Brito são:

Curso de SketchUp 8 Modelagem para Arquitetura – Aula 06 – Modelagem de escadas
Curso de Animação Baseada em Física – Aula 03 – Simulando fluidos com partículas
Essa semana ainda pretendo lançar mais um curso que é o de manipulação de fotografias e imagens com o Photoshop. Assim que as inscrições estiverem disponíveis, aviso por aqui!

Extraído de AllanBrito.com