É com grande satisfação que comunico a todos os leitores e pessoas que estavam aguardando anciosamente, assim como eu, o lançamento do Blender 3D Guia do Usuário na sua quarta edição, que a Novatec editorafinalmente recebeu os exemplares da gráfica. Isso significa dizer que se você quiser, já pode comprar o seu exemplar diretamente no web site da editora, que eles já podem fazer o envio de imediato. A história dessa atualização durou praticamente o ano de 2010 inteiro, começando em Março desse ano. Nessa data comecei para valer a trabalhar na atualização do material do livro, terminando o processo em meados de Maio. Depois da fase natural de revisão e diagramação da editora, apareceu a primeira versão Beta do Blender 2.5.
Sim, essa versão trazia o conjunto de ferramentas que veríamos futuramente na versão estável do Blender 2.5, mas ainda com um pouco de instabilidade e trabalho de refinamento no código para ser feito. O resultado é que voltei para a estaca zero, e fiz nos próximos dois meses a maior atualização que o livro já tinha passado. Esse é praticamente outro livro, pois além do texto as figuras foram todas refeitas para se adequar a nova interface do Blender.
O que mudou? A melhor resposta para essa pergunta é: praticamente tudo. A maneira com que o Blender funciona é a mesma, mas pequenos detalhes e pontos importantes do processo mudaram de lugar ou tiveram os nomes trocados. Na parte de conteúdo, o livro continua com a mesma organização:
- Interface
- Conceitos básicos
- Modelagem
- Exercícios de modelagem
- Modificadores
- Curvas
- Texto
- Materiais
- Texturas
- Iluminação
- Animação
- Exercícios de animação
- Partículas
- Animação baseada em física
- Pós-produção
- Add-ons (scripts)
De maneira geral, esses são os assuntos abordados no livro, sempre usando o Blender 2.53 para fazer os exemplos e exercícios do livro.
Percebeu alguma ausência? Sobre as edições passadas, você deve ter percebido que não existe mais um capítulo dedicado ao YafaRay. Na época em que a atualização foi feita, o addon para o YafaRay estava nos estágios iniciais do seu desenvolvimento. Acabei achando melhor remover o conteúdo do livro, e aguardar até que o software esteja estável.
Esse processo de atualização me lembra muito a primeira versão do livro, que escrevi ainda em 2005 e que foi toda baseada na versão 2.37 do Blender. Depois de montar todo o material e formatar o conteúdo do livro, apareceu a versão estável do Blender 2.40/2.41 introduzindo o sistema de modificadores e mudando muita coisa na barra de propriedades. O resultado? Com o material pronto, precisei refazer muito do seu conteúdo.
Deu muito trabalho, mas se você acompanha o Blog e me segue pelo Twitter, deve saber o quanto eu gosto de pesquisar e estudar esses assuntos. No final, até me divirto desvendando essas novas opções e ferramentas.
Espero que você goste da nova edição e possa se atualizar em relação do Blender 2.5!
TEXTO EXTRAIDO DE ALLAN BRITO.COM