sexta-feira, 23 de março de 2012

Simulações realistas de líquidos com o Blender


As animações baseadas em física exercem um fascínio natural por todos que acabam tendo contado com esse método de animação pela primeira vez. O simples fato de ajustar alguns parâmetros para conseguir simular animações usando gravidade, colisões e atribuir massa aos objetos gera um tipo de representação do mundo real que impressiona pelo realismo. E quando adicionamos outros elementos também baseados em física, a coisa fica mais interessante ainda! Por exemplo, podemos trabalhar com partículas e fluidos para deixar qualquer animação com grande nível de detalhe e realismo.

O Blender recebeu nos últimos anos várias ferramentas que ajudam na simulação de animações baseadas em física com o uso de partículas, fumaça, fluidos, tecidos e outros. Um artista chamado FelipeDR publicou nos fóruns BlenderArtist uma animação que faz uso do simulador de oceanos do Blender, junto com o Dynamic Paint e as partículas e tem como resultado essa animação de interação de objetos com líquidos:



O resultado é bem impressionante e lembra as simulações produzidas por ferramentas especializadas e fluidos como o RealFlow. O mais interessante é que essa cena está disponível para download no BlendSwap de maneira totalmente gratuita, para as pessoas que tem interesse em estudar a estrutura do arquivo e descobrir como a cena foi criada.

Usando o Dynamic Paint do Blender

Uma dessas ferramentas usadas na produção dessa animação já foi explicada aqui no blog. O chamado Dynamic Paint é uma das novidades adicionadas ao Blender nas suas últimas versões, sendo capaz de produzir resultados bem interessantes em animação. O tutorial abaixo foi publicado aqui no blog alguns dias atrás, e mostra como funciona o Dynamic Paint.


Se você gostou do vídeo, não esqueça de fazer a sua avaliação do material no Youtube! Isso ajuda na divulgação do tutorial.

Quer aprender a trabalhar com animação e física no Blender?

Se você quiser trabalhar com mais animações baseadas em física, recomendo uma visita a página do curso de animação baseada em física com Blender. Nesse curso você aprende a trabalhar com todas essas ferramentas necessárias para criar simulações e cenas semelhantes a apresentada nessa demonstração. Já estou avaliando a possibilidade de adicionar esse exemplo como um dos projetos do curso na aula sobre Dynamic Paint.


Extraído de AllanBrito.com